Neste artigo, vamos abordar de forma prática como controlar e antecipar suas faltas de estoque utilizando a plataforma Logzz. Acompanhe as instruções detalhadas e otimize a gestão do seu estoque.
1. Solicitações de Reposição de Estoque
A primeira etapa é entender como fazer suas solicitações de reposição de estoque através da plataforma Logzz. Para isso, é necessário:
- Informar os envios e remessas no menu de localidades.
- Selecionar a operação desejada, o produto, a quantidade, o custo por unidade, rastreamento, data da transportadora e anexar a nota fiscal da remessa.
Nota Fiscal
É recomendável anexar a nota fiscal da remessa para evitar problemas de taxação quando o produto chegar ao município do armazém. Consulte sua contabilidade em caso de dúvidas.
Suporte
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de suporte via WhatsApp oficial da plataforma.
2. Custos de Reposição de Estoque
Os custos das reposições de estoque são de responsabilidade do produtor. Isso inclui o pagamento direto à transportadora escolhida.
3. Envio e Recebimento de Estoque
Os envios realizados podem ser consultados no menu de localidades. Existem duas alternativas para remetentes:
- Você, como produtor, informando a remessa.
- Trânsito de estoque entre armazéns.
Trânsito de Estoque
Para transitar mercadorias entre armazéns, apenas o valor da etiqueta será cobrado, sem custo adicional.
Motivos para Realizar o Trânsito de Estoque
- Excesso de Produtos: Quando um armazém tem excesso de produtos enquanto outro está com baixa quantidade.
- Atrasos do Fornecedor: Caso o fornecedor atrase a entrega e seja necessário reequilibrar o estoque entre armazéns.
- Ociosidade: Produtos que não estão sendo vendidos em um armazém podem ser transferidos para outro com maior demanda.
- Optimização de Logística: Melhorar a distribuição dos produtos para atender a demanda de diferentes regiões.
4. Gestão de Estoque
Após a remessa ser recebida, o estoque é atualizado na tela “Meus Estoques”. Nesta tela, você pode ver separadamente por operações:
- Produtos, valor total dos produtos, códigos e quantidades por armazém.
- Estoque total, disponível, reservado e avariado.
Estoque Total
Estoque total é a soma de todo estoque disponível, reservado e avariado.
Estoque Disponível
Estoque disponível é o total menos o reservado (agendado para entrega) e avariado.
Quando essa quantidade constar 0 não será possível realizar novos agendamentos.
Estoque Reservado
Produtos atribuídos a pedidos em status como agendado,reagendado, em separação, em rota ou a caminho.
Produtos Avariados
Produtos danificados no recebimento do produto ou durante o processo de locomoção com nossos entregadores, caso ele tenha sofrido algum acidente ou problema em rota.
5. Histórico de Estoques
A plataforma oferece uma tela de histórico de estoques, mostrando todas as movimentações em formato de extrato. Você pode filtrar e exportar dados para uma gestão eficiente.
Tipos de Movimentação
- Remessa: Envio de estoque realizado por um produtor.
- Transição: Transferência de estoque entre operações da Logzz.
- Administrativo: Movimentações manuais feitas pela equipe interna.
- Devolução: Produtos retornados por troca, reembolso ou entregas frustradas.
- Entrega: Saída de produtos para entrega.
6. Antecipação de Faltas
A tela de antecipação de faltas ajuda a organizar as reposições com base no estoque atual, vendas diárias e estoque mínimo desejado.
Funcionalidade
- Mostra a quantidade de produto disponível em cada operação.
- Calcula a média de saída diária e os dias até esgotar o estoque.
- Indica o momento ideal para fazer a reposição com base na seguinte fórmula (Dias Necessários para Envio da Remessa x Média Diária de Saída + Estoque Mínimo Desejado)
Conclusão
Com essas funcionalidades, a plataforma Logzz facilita a gestão de estoques, garantindo uma administração eficiente e antecipada das necessidades de reposição. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com a equipe de suporte.